a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Gotas numa queda de água

«A economia portuguesa cresceu 0,3 por cento no segundo trimestre deste ano, face aos primeiros três meses de 2009, anunciou hoje o INE. No primeiro trimestre, registara-se um recuo de 1,8 por cento.» no Público

Esta notícia, baseada na informação divulgada pelo INE, é um descarado exercício de manipulação. Aconteceu um recuo na queda do PIB, como sublinhou Helena Garrido (Diário Económico). O que significam estes 0,3% num trimestre? Nada, segundo Augusto Mateus:

«Augusto Mateus afasta “uma situação de recuperação”, justificando que “como são índices em cadeia [em comparação com o trimestre anterior] nem têm sequer essa expressão". Ainda assim, "esta é uma indicação forte de que o sentimento genérico de que a recessão já bateu no fundo é um sentimento com pés para andar, mas não no sentido que agora é sempre a subir”, sublinhou.

“Essas coisas não são imediatas. Não se está à espera que o PIB suba em cadeia 0,3% e ficamos todos felizes”, frisou o economista ao Negócios.» no DE
Dá jeito apresentar números que sirvam para afirmar que a forma que o governo escolheu para estoirar dinheiro no "combate" à crise foi um passo certo. Estamos em eleições e as declarações têm que ser relativizadas. No fim do ano, aí sim, veremos quanto é que o PIB diminuiu efectivamente. Até lá, olhar para solavancos é como contar gotas numa queda de água.