a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

DGS envia SMS a todos os portugueses

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) está a enviar um SMS para todos os telemóveis nacionais com uma mensagem de aconselhamento sobre a gripe A.

No JN:
O envio de alertas sobre a gripe A por SMS para os telemóveis dos portugueses é uma "medida excepcional" com uma "duração limitada", garantiu ao JN Clara Guerra, do Serviço de Informação da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

De acordo com a autorização concedida pela CNPD, o envio das mensagens é feito directamente pelas operadoras telefónicas aos respectivos clientes, não havendo qualquer acesso aos dados nem conhecimento por parte da Direcção-Geral de Saúde (DGS) dos números de telefone.

No DN:
Para já, apenas será "enviada esta mensagem, mas se houver uma situação epidemiológica especial, poderão ser enviadas mais", acrescenta o director-geral da saúde, que apela às pessoas para cumprir estas regras para minimizar o contágio.

Seria necessário ir tão longe na divulgação da mensagem? Talvez houvesse ainda alguém, num local remoto onde não chega a rádio, a televisão e os jornais, que ainda não tivesse tomado conhecimento destes conselhos. Mas que esse lugar não seja remoto de mais para nem o telemóvel lá chegar, já agora.

O facto é que, independentemente da validade dos argumentos, é possível o governo usar, mesmo que por interposta pessoa, dados privados dos cidadãos. Sem querer entrar em teorias da conspiração, isto preocupa-me. Este é um bom momento para trazer à actualidade a polémica sobre o uso de chips RFID nas matrículas de automóveis.