a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

O Centro Lúdico de Massamá

Recupero um texto anterior sobre uma obra tipicamente autárquica e actualizo o seu estado actual.

Sumário
  • Agosto de 2005, véspera das autárquicas de 2005 (9 de Outubro), começou a construção de um edifício público no concelho de Sintra, na freguesia de Massamá;
  • Trabalhou-se aos fins-de-semana e em horário nocturno para edificar a obra;
  • No dia das eleições não estava concluída mas foi pintada, dando a impressão que estaria para ficar pronta;
  • Durante quatro anos, a obra esteve parada, abandonada, degradando-se dia após dia;
  • A quatro dias das eleições autárquicas 2009 foi fixado um típico cartaz autárquico a anunciar que a obra iria precisar de 225 dias e 1.86 milhões de euros para ficar concluída, sem no entanto precisar a data de conclusão.
O texto de  8 de Julho de 2008
Défice, impostos altos, edifícios abandonados e a res publica...
... tudo isto em quatro fotos e cinco parágrafos.


Centro Lúdico de Massamá
Zoom

Corria o mês de Agosto de 2005. Uma das típicas obras pré-eleitorais, o futuro Centro Lúdico de Massamá, estava nitidamente atrasada para as autárquicas que se avizinhavam, a 9 de Outubro. Trabalhou-se aos fins-de-semana e em horário nocturno, tendo sido possível erguer o edifício. No dia das eleições já estava pintado, antevendo breve conclusão, mesmo que ainda não tivesse portas nem janelas. As eleições passaram e a obra não avançou mais.

Recentemente, já neste ano, a Câmara Municipal de Sintra deliberou rescindir a Empreitada de Execução do Centro Lúdico de Massamá, incluindo a elaboração dos Projectos das
Especialidades, que havia sido adjudicada à Empresa Nascimento Construções, S.A. Consta que a empresa faliu. Decidiu, ainda, pela abertura dum concurso público para a “Empreitada de Execução do Centro Lúdico de Massamá”. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Chegado aqui, talvez pense o leitor que o atraso se terá devido à falência do empreiteiro. Há, no entanto, a notar que o empreiteiro não terá falido no dia seguinte às eleições! Além disso, atendendo às datas planeadas para o início e fim da obra e atendendo ao modus opererandi dos nossos políticos, é de presumir que o início da obra foi planeado para que se visse algo feito no dia das eleições mas sem que esta estivesse concluída: obra para inglês ver e sem se ter que gastar o dinheiro que não se tivesse.

Posto isto, o ponto principal consiste no actual estado de degradação do que já havia sido construído. Gastou-se dinheiro para fazer depressa e voltar-se-á a gastar para restaurar o que foi estragado.

Atitudes destas mostram a pouca consideração que os políticos têm pelo dinheiro público e explicam males endémicos como os do título deste texto. Nós, portugueses, toleramos estas posturas e até as achamos normais. Mas poderia ser diferente. Poderiamos exigir políticos responsáveis e responsabilizáveis. É pedir muito? Exigir ou conformarmo-nos faz toda a diferença entre um país desenvolvido e nós, não será?

O estado actual


















A quatro dias das eleições autárquicas 2009 foi fixado este típico cartaz autárquico a anunciar que a obra iria precisar de 225 dias e 1.86 milhões de euros para ficar concluída, sem no entanto precisar a data de conclusão. Supostamente será Agosto de 2010 (ver mais abaixo) ou será que teremos mais quatro anos de abandono? E um pouco de respeito pelo dinheiro dos contribuintes, não se arranja, não?

Outras referências 


Fica aqui também a transcrição de um texto publicado no Correio da Manhã a 27-08-2009 na rubrica "Caixa de  Reclamações", em resposta a uma reclamação de António Ferreira. Responde a Edilidade.
«27 Agosto 2009 - 00h30
Caixa de Reclamações
Massamá espera centro lúdico
Há cerca de um ano anunciava-se que era desta que o Centro Lúdico de Massamá ia ser finalizado. Um ano depois, está tudo na mesma.

A obra, recorde-se, começou em 2006 (sic), mas parou nesse mesmo ano. Massamá é uma das freguesias mais populosas de Sintra e este equipamento faz falta. Abandonado e degradado como está, não serve para nada.

António Ferreira, Massamá

RESPOSTA

Já foi adjudicada a construção do Centro Lúdico de Massamá. As obras iniciam-se em Janeiro de 2010. Este espaço ficará dividido em três pisos, tendo, no total, sete salas polivalentes equipadas para o desenvolvimento de actividades ligadas à informática e à expressão (teatro, pintura, escultura, etc.) que funcionarão como ateliers destinados à formação dos mais pequenos em áreas culturais. O Centro terá ainda um Auditório, uma cafetaria e um ‘atrium’ para exposições.

Gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Sintra»
O autor da "reclamação" está errado. As obras iniciaram-se em Agosto de 2005. Há uma curiosa insistência em comer um ano na data de início das obras, como se pode ver aqui e aqui.

As obras reiniciar-se-ão em Janeiro de 2010? Então, estarão prontas em Agosto de 2010. Cá estaremos para ver.
 
FERNANDO SEARA VISITA CENTRO LÚDICO DE MASSAMÁ

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, realizou uma visita técnica às obras de construção do Centro  Lúdico de Massamá para avaliar o estado de uma das mais importantes obras daquela Freguesia.

A construção deste equipamento lúdico e educacional virá preencher uma lacuna ao nível social desta Freguesia, um das mais densamente povoadas do concelho de Sintra, com cerca de 30 mil habitantes.

Com 1.450m2 de área, este espaço ficará dividido em 3 pisos. Tem sete salas polivalentes equipadas para o desenvolvimento de actividades ligadas à informática e à expressão (desde teatro, pintura, escultura, etc) que funcionarão como ateliers destinados à formação dos mais pequenos em   áreas culturais.

O centro terá ainda um Auditório, com capacidade para 80 pessoas, uma cafetaria e um “atrium” para exposições.

No exterior do Centro Lúdico de Massamá será construído um pequeno parque urbano de livre acesso a toda a comunidade, onde ficará instalado um espaço polivalente onde se podem realizar actividades ao ar livre, Neste parque urbano foram ainda criadas zonas de lazer.
O Centro situa-se na Rua das Rosas, perto de um jardim infantil e várias escolas, faz cruzamento com a Rua Vitorino Nemésio e Rua António Feijó.

A conclusão da obra está prevista para Março de 2006.

(07-06-2005)
A notícia plantada nas vésperas da eleição de 2005. A prometer a concretização para 5 meses depois das eleições. Mais ou menos o mesmo que agora foi feito, lançando a promessa de conclusão para cerca de 8 meses depois das eleições.


2 comments :

  1. Anónimo disse...
     

    Que lúdico!

  2. joana disse...
     

    O centro ludico de Oliveira de Azemeis esta mais bonito

Enviar um comentário