a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Invasão de privacidade


Não era grande utilizador do MSN Live Messenger. Já não gostava de, quando à Microsoft lhe apetecia, ter que instalar nova versão do dito cujo. Mas agora deixo de usar de vez. Este software é uma autêntica invasão de privacidade, mostrando mensagens sobre o que fazem as pessoas na minha lista de contactos. Mas mais do que isso, mostrando inclusivamente quem são as pessoas que os meus contactos adicionaram! Visto do outro ponto de vista, todos os meus contactos ficam a saber quem é que eu adicionei aos meus contactos, o que é que comentei nas suas páginas da rede social Live, que fotos é que eu mudei, etc. A lista completa é a seguinte:
  •     Actividades Web - Mostrar actualizações das actividades Web.
  •     Blogue - Mostrar actualizações do blogue.
  •     Conteúdos favoritos - Mostrar actualizações dos livros, música e filmes favoritos.
  •     Debates - Mostrar actualizações dos debates nos grupos.
  •     Documentos - Mostrar actualizações dos documentos partilhados.
  •     Eventos - Mostrar actualizações dos eventos.
  •     Favoritos partilhados - Mostrar actualizações acerca dos favoritos partilhados.
  •     Fotografias - Mostrar actualizações das fotografias.
  •     Grupos - Mostrar actualizações dos grupos.
  •     Jogos do Windows Live Messenger - Mostrar actualizações dos jogos jogados no Windows Live Messenger.
  •     Listas - Mostrar actualizações das alterações às listas nos espaços.
  •     Livro de convidados - Mostrar actualizações dos comentários adicionados aos livros de convidados.
  •     Notas - Mostrar actualizações das notas publicadas nos perfis.
  •     Perfil - Mostrar actualizações do perfil.
  •     Rede - Mostrar actualizações quando as pessoas aderem a uma rede.
  •     Windows Live Messenger - Mostrar actualizações das alterações às imagens ou mensagens pessoais do Messenger.
O utilizador se assim preferir pode inibir o que os outros vêm sobre si mesmo, tendo para isso que clicar na pequena ferramenta colocada perto destas mensagens. Por omissão, no entanto, todos verão o que consta da lista anterior.

No que me toca, nada tenho contra quem decida expor a sua vida privada no Facebook, num blog ou em qualquer outro lado na net. Mas não contem comigo para isso. Por isso, caros senhores da Microsoft, vão dar banho ao cão.