Bloggers: prestem atenção ao Windows Live Writer
Funcionalidades
Ora, então porquê toda esta excitação? Simplesmente porque o WLW resolve-me uma série de problemas com que me tenho deparado nos tradicionais editores online:- Colar texto copiado de outros sites com opção de escolha quanto a manter ou remover a formatação. Por exemplo, optando pela opção "Remover Formatação", apenas fica o texto, quebras de linha e links. Com o "HTML Optimizado", fica adicionalmente alguma formatação básica.
Este foi sempre um aspecto que me fez perder imenso tempo ao compor os textos do blog quando queria citar outros textos. Tinha que colocar o texto no notepad (para remover toda a formatação) e depois adicionar os links, bolds, itálicos, etc. etc. Uma canseira. Este cuidado é necessário para não haver HTML mal formado nos posts, o que acaba com frequência por estragar a apresentação do blog. - Só pelo aspecto anterior já vale a pena usar o WLW. Mas há mais. Inserir imagens nos posts é sempre uma seca. Implica ter a foto no disco, carregá-la no blog e depois inseri-la no post. Com o WLW é mais simples. Se a foto estiver no disco, pode ser inserida directamente no post; se estiver noutro site, pode ser copiada e colada como se faz num editor de texto, sem necessidade de a guardar em disco primeiro. Tanto num caso como no outro, as imagens carregadas desta forma irão parar ao serviço de alojamento de imagens do blog (por exemplo, no Blogger, as imagens são carregadas para o álbum do Picasa que esteja associado ao blog).
- Fazer tabelas também fica bem mais fácil. Mas com a funcionalidade de colar especial (ver o primeiro ponto), este aspecto até é secundário, pois a tabela pode ser feita no editor de texto ou na folha de cálculo!
- O WLW tem uma funcionalidade de álbum de fotografias mas é algo rudimentar. O slide.com faz bem melhor. De qualquer das formas, está à mão de semear. É produzida uma imagem que serve de ante-visão. Quando se clica na imagem é-se levado para uma página do Windows Live (é preciso uma conta no Live, o que é fácil e gratuito).
Note-se que se podem inserir imagens de forma isolada. - Finalmente, toda a escrita é muito semelhante a trabalhar num editor de texto, usando a formatação do blog. O post pode ser pré-visualizado antes de publicar, sendo mostrado no contexto do blog. E também se pode editar manualmente o HTML. As restantes funcionalidades são o que se poderia esperar delas, com uma nota negativa para a colocação individual de fotografias: as fotos são publicadas sem link para uma versão de tamanho grande! Mas há volta a dar: usar o plug-in Polaroid Picture.
Instalação
Ir a http://download.live.com/writer, descarregar e instalar o software. As imagens seguintes mostram alguns passos da instalaçãoApenas precisa de instalar o Writer. Os outros componentes, se não os usar, podem ficar de fora. De seguida, optei pode desmarcar todas as opções como se vê na segunda imagem.
Como o meu blog é no serviço Blogger, escolhi "Outro serviço de blog". O mesmo para quem usar Wordpress. De seguida introduzi as credenciais de acesso a blog.
Nesta pergunta é importante responder "SIM". Dessa forma, o WLW faz uma cópia do aspecto do blog, o que permite tornar a edição mais próxima do resultado final.
Finalmente, basta clicar no "Concluir" e está feito.
Um tutorial muito útil e bem feito. Vamos ver se consigo instalá-lo.
Subscrevo o R. Marques.
Vamos ver se consigo seguir as instruções. ;)
Tentem que vale a pena. Escrever posts passa a ser como fazer textos no Word. E a instalação é trivial.
Obrigada, Flis.
BJS
De nada, Nádia.