a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

De volta…

Merendeira … depois de uns dias de isolamento e ainda sem pachorra para comentar umas cenas que por aí se tem passado. Espero que tenham apreciado as imagens natalícias que deixei programadas. Os "Mercados de Natal" (Weihnachtsmarkt), como os das fotos anteriores, são uma tradição germânica que acho deliciosa. Primeiro gastronomicamente, com o Glühwein e os Lebkuchen a perfumarem o frio dos fins de tarde. E em segundo pelos brinquedos artesanais, sobretudo os de madeira, que se podem comprar por lá.

Por cá, isto é, lá na aldeia, também houve as delícias habituais, em particular a merendeira e a jeropiga, que bem aqueceram neste Natal particularmente frio. Fica aqui a receita da merendeira, como se faz no Baixo Mondego.

Receita de merendeira (Baixo Mondego)

  • 1,250 kg de farinha de trigo
  • 1,5 kg de farinha de milho branco
  • 30 gramas de fermento de padeiro
  • 5 a 6 kg de abóbora-menina
  • 650 gramas de açúcar
  • 75 gramas de manteiga
  • frutos secos (nozes picadas grosseiramente, passas de figo, passas de uva e, eventualmente, frutas cristalizadas)
  • sal q.b.

Confecção

Coza a abóbora em água temperada com sal. Peneire a farinha de milho e escalde-a com a água de cozer a abóbora (a farinha deve ficar toda molhada). Tape com um pano e deixe descansar durante 1 hora.

Desfaça o fermento com um pouco de água (morna) em que cozeu a abóbora. Junte à farinha de milho que, entretanto, já repousou. Junte ainda a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga, a abóbora em puré e 1 pitada de sal dissolvido num pouco de água onde a abóbora cozeu. Amasse tudo muito bem e polvilhe com farinha. Acrescente os frutos secos e amasse novamente para misturar. Tape com um pano e deixe levedar em local tépido. Geralmente faz-se uma marca no alguidar 8 cm a 10 cm acima do nível desta massa; quando atingir essa marca, considera-se levedada.

Tenda as merendeiras e leve-as a cozer em forno bem quente (cerca de 50 minutos; para ver se a cozedura está completa, espete um palito na merendeira, o qual deve sair seco).

(receita adaptada daqui)



3 comments :

  1. Ramiro Marques disse...
     

    Jorge
    Aderi ao sistema de comentários Discus. É o sistema usado pelo Mashable.
    Vai ver e diz o que achas.
    Infelizmente, o widget "comentários recentes" não apanha os comentários no Discus. Um feliz ano de 2010 para ti e família.

  2. Eva disse...
     

    Que bom aspecto!
    E para te dizer a verdade dá cá uma daquelas vontades de ir experimentar ...
    Só falta a farinha de milho branco. Será que com a do milho amarelo também dá?

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    Com milho amarelo também dá. A abóbora já deixa as merendeiras amarelinhas, pelo que a farinha de milho amarelo não fará muita diferença.

Enviar um comentário