a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Em serviço mínimo...

... que por aqui se entrou no ano de molho. Mas está tudo controlado, muito graças aos conselhos da Linha Saúde 24: avinha-te, abifa-te e abafa-te.

Republico a seguir um texto em jeito de balanço, em sintonia com a moda da semana passada.

 

Consumidor universal
Publicado em segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

Se numa dessas pastosas entrevistas de rua, como aquelas sem valor informativo mas que consubstanciam escolhas editoriais, um repórter lhe perguntasse «Qual acha que foi a grande mudança individual que o século XX trouxe?» , qual seria a sua resposta?

A democracia, que já vinha da Grécia Antiga? A liberdade de expressão, tão cara a Gutenberg? O conhecimento, a arte, a saúde, a ciência? Sim, todos estes domínios, e outros, tiveram expansão considerável no passado século.

Mas é o estatuto de consumidor a mais abrangente das características que nos passaram a definir. Dificilmente alguém consegue deixar de o ser, passou a ter enquadramento com direitos e deveres e estabelece, em elevado grau, a interdependência entre todos.

Enquanto que séculos a trás ninguém se surpreenderia perante uma existência de auto-subsistência, hoje até este termo tem conotação negativa, equivalendo a insucesso na vida. É impensável viver-se sem dinheiro, sem o meio de trocar a capacidade produtiva de cada um de nós por parte da produção de outrem. Ser-se universalmente consumidor foi a maior mudança que o século XX nos trouxe.


3 comments :

  1. Isabel Magalhães disse...
     

    J;


    Põe-te bem! ;)


    ("Avinha-te", mas só podes consumir o que produziste. Já agora, que tal correu a vindima?) :D

  2. Nadinha disse...
     

    As melhoras.
    A diferença de estatuto da mulher e outras como esta, também caracterizam o Sec. XX.

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    Ponho pois, Isabel. A vindima não foi má de todo: 70 hectolitros. E este ano espera-se boa qualidade :)




    Obrigado Nádia. Tens razão, essa também é uma mudança notável. E outras haverão. É no que dá postular certezas em cima do joelho.

Enviar um comentário