a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Folar de Páscoa

Folares de Páscoa1 kg farinha extrafina 
3 ovos
300 g açúcar 
100 g manteiga
400 ml leite
50 g fermento de padeiro
5 ovos cozidos
1 ovo batido para pincelar
sal qb

Aquecer o leite com a manteiga. Num alguidar deitar a farinha, fazer uma covinha ao meio e nela deitar um ovo e o fermento de padeiro desfeito com um pouco de água morna. Juntar o sal (metade da quantidade usada para o pão). Misturar com alguma da farinha e deixar fermentar durante 10 minutos. De seguida, ir juntando os restantes ovos, o leite e o açúcar e ir amassando. Se a massa ficar muito seca, pode-se juntar mais ovos ou leite. Deixa-se levedar até dobrar de volume. Entretanto, cozem-se 5 ovos em água com casca de cebola até ficarem bem cozidos.

Retira-se um bom pedaço da massa para formar um rolinho para enfeitar o folar. Com a restante massa forma-se uma bola grande com ajuda de farinha e em cima do tabuleiro de ir ao forno. Em cima colocam-se os ovos cozidos em forma de cruz. Ficam com o terço inferior dentro da massa. Estende-se o rolinho por cima dos ovos, também em cruz e de modo a tapar ligeiramente os ovos. Pincela-se toda a massa com ovo batido. Pode deixar-se levedar novamente para ficar mais fofo.

Vai a forno quente durante 30 minutos ou até um palito inserido sair seco, sem massa agarrada.

Serve-se simples ou barrado de doce ou manteiga.

Depois de dar forma ao folar
Folares de Páscoa
A cobertura com ovo
Folares de Páscoa
No forno
Folares de Páscoa
Depois de cozidos
Folares de Páscoa


7 comments :

  1. Cristina Ribas disse...
     

    Olá Jorge!
    Obrigada pela receita
    Páscoa Feliz!

  2. Isabel Magalhães disse...
     

    Jorge;


    Fazes entregas por estafeta? ;)

    Bj pascal!

    IM

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    Obrigado e espero que tenham tido uma boa Páscoa.

    Actualizei a receita (quantidades de manteiga, leite e sal) e juntei umas fotos dos que fiz no passado sábado. Quentinhos e barrados com manteiga, tenho a dizer-vos que são uma chatice para as dietas :)

  4. j. manuel cordeiro disse...
     

    Sorte mesmo :)

    Bem, isto é um forno a lenha e não costumamos usar o termómetro. Quando as telhas da abóbada do forno ficam brancas, está quente o suficiente. Depois limpamos as cinzas antes de colocar os folares no forno e para ver se não estará quente de mais colocamos um pouco de farinha e se esta não torrar, então está no ponto. Se queimar, passamos uma espécie de esfregona de serapilheira humedecida para baixar a temperatura.

    Mas num forno com termómetro podes colocar nos 180º e com cozedura de 1 hora. Uma vez fiz num forno eléctrico assim e saiu bem.

  5. Isabel Magalhães disse...
     

    Obrigada.

    Por aqui só há mesmo um forno eléctrico. ;)

  6. j. manuel cordeiro disse...
     

    Já agora, uma dica para que fiquem assim lisos como na primeira foto. Com uma colher, tira-se um pedaço de massa levedada (o equivalente a duas mãos cheias), passa-se um pouco de farinha nas mãos (para a massa não pegar) e unem-se as pontas da massa (como se se estivesse a atar um saco).

    Depois coloca-se essa parte "atada" para baixo (vai ser a côdea do folar) num prato com farinha (se for para levar ao forno numa pá) ou num tabuleiro com um pouco de farinha no fundo (para não pegar ao tabuleiro).

  7. Maria Rita Cardoso disse...
      Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário