IVA
Maria Cavaco Silva afirmou há umas semanas que ultimamente lê muito mais e que já deu por si a ler inclusivamente os cartazes publicitários espalhados pela cidade!
Como podemos sempre aprender algo com o próximo, em especial com gente culta com hábitos de leitura, não me fiquei por menos e passei a ler com atenção o teletexto da TVI, as bocas nos sanitários e os recibos das compras.
E não é que descobri algo de interessante?! Faz ideia o leitor quanto paga de IVA o papel higiénico? 21%. E a pasta de dentes? 21%. Produtos de luxo, portanto. E segundo as finanças, são produtos de primeira necessidade - taxados a 5%, portanto - os cotonetes, o abacaxi e a Fanta. Já as flores e o café são bens de segunda necessidade, sendo taxados a 12%. Tudo valores isentos de arbitrariedade alguma, claro.
Fiquei na dúvida entre o doce de fruta (IVA de 12%) e o Nutella (IVA de 21%) no que diz respeito a qual deles é necessidade mais premente. Mas ganhei a certeza que limpar o rabo com papel higiénico é um luxo, mais valendo fazê-lo com os inúmeros estudos encomendados pelo Governo para justificar medidas já tomadas. Ainda que seja mais desagradável, sempre se lhe dá algum uso, mesmo que o papel de fotocópia pague igual IVA.
Pois:(
Bem agora que me avisaste, vou passar a usar um jornalzito para limpar o meu rabiosque. 21% BOLAS! Malditos terrestres!
Saudações alienígenas
Pois...! papel higiénico, atum em conserva,
e diamantes é tudo a mesma coisa.
Tristeza de país!