Lisboa e as bicicletas
Conheço o argumento geralmente usado por quem acha que a bicicleta não é uma alternativa de transporte pessoal em Lisboa: as colinas. Mas suspeito que esses mesmos são os que pegam no carro para ir ao café da esquina... Entre nós não há a cultura de usar a bicicleta sem ser para desporto - aliás até é visto como algo pindérico - mas essa é uma atitude a mudar. No presente não há condições para usar a bicicleta na cidade e com segurança como meio de transporte. Mas há uma larga parte da cidade, plana ou com baixo declive, em que a existência de ciclovias seria uma mais valia.
Actualmente em Lisboa é possível ir de carro de qualquer ponto para outro local. Não vejo porque assim há-de ser. Creio que paralelamente a uma rede de eixos principais, devia existir um conjunto de ruas em que o transporte automóvel particular fosse interditado, ficando reservado aos transportes públicos, cargas e descargas e à bicicleta. Mas, note-se, aumentando em simultâneo a quantidade e qualidade desses transportes públicos, criando uma verdadeira rede interligada, coisa que neste momento não existe.
Outros textos aqui publicados sobre a bicicleta como transporte individual: link.
Já existe ou é para ser feito?
Telheiras/Marquês para bicicleta, só vejo um percurso: descer ao Campo Grande pelo lado norte de Telheiras e desde aí até ao Marquês, utilizar uma ciclovia sempre paralela às avenidas.
maria lisboa: pelo que percebi, ainda não existe. E tudo leva a crer que não existirá.