a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

A greve da CGTP

Os diversos pré-avisos da greve de 30 de Maio de 2007 podem ser encontrados no site da CGTP [link] e, mais coisa menos coisa, consistem nisto:
  • Pelo Emprego com direitos, contra o desemprego e a precariedade no trabalho;
  • Pela melhoria dos salários, defesa da contratação colectiva, mais justiça na distribuição da riqueza;
  • Contra a flexisegurança, que mais não visa do que despedir sem justa causa e desregulamentar as relações do trabalho;
  • Defender os serviços públicos e funções sociais do Estado;
  • Pelo Serviço Nacional de Saúde, Escola Pública, Segurança Social Universal e Solidária.
A mim salta à vista que estes objectivos, vagos na sua maioria, são completamente ridículos. Não é difícil concordar com cada um individualmente - certamente que que tinham essa apelativa intenção - mas juntos assim mais parecem frases saídas dum pote de rifas. "Olha, saiu a dos melhores salários, junta-a aí". Uma iniciativa, seja ela qual for, deve ter objectivos claros e concretos. Frases nublosas como as usadas nestes pré-avisos de greve só podem conduzir a resultados incertos.

Depois há o paleio gasto das centrais sindicais, seja a do braço direito do PS e PSD - a UGT - seja o braço esquerdo do PCP, a CGTP. (Sobre a primeira acresce ainda a inacreditável história do processo arquivado das fraudes da formação profissional, que certamente teve esse desfecho graças à sua condição de braço direito.) Ou as greves promovidas são de absoluta ineficácia ou algo está errado, pois desde que tenho consciência política que as ouço. Nunca vi uma greve ser convocada por alguma empresa ou serviço não estar a produzir/prestar serviços com a qualidade que os seus clientes/utentes esperam. Pois para mim seria de esperar que a principal preocupação dum sindicato fosse o sucesso das empresas/serviços onde actuassem, como condição para depois exigir que esses lucros fossem investidos na robustez dessa empresa/serviço, seja pelo investimento na investigação, seja pelo aumento da satisfação dos seus colaboradores - a melhor forma, sem dúvida, de aumentar a sua produtividade. Olhando para o sector dos transportes públicos, tão queridos às centrais sindicais, com certeza pelo transtorno que causam e que facilmente se pode confundir com descontentamento solidário à greve, alguma vez uma greve foi convocada nos termos que se seguem?
  • Estamos em greve porque há transportes insuficientes na hora de ponta;
  • porque os autocarros não têm corredores exclusivos que lhes permitam assegurar a pontualidade;
  • porque a política de transportes tem sido a do investimento no transporte individual em vez de no transporte colectivo como a solução mais confortável, mais rápida e mais económica.
Não, claro que não. As centrais sindicais acham que existem para definir políticas e, consequentemente, não poderão defender os seus representados. Além disso, funcionam como força política sem no entanto terem as suas linhas de acção validadas por eleições como acontece com os partidos. A CGTP decidiu avançar para uma greve, com os objectivos que algumas das suas pessoas decidiram - ou foram convidados a aceitar como sua decisão. Com que legitimidade? Simplesmente por serem sindicatos? Pois o resultado está à vista, com prejuízo para quem só pode contar com eles como forma de diálogo em negociações laborais.

Deixo esta questão: é a greve um direito de todos ou o privilégio de alguns?

Alguns textos que li por aí:
http://educar.wordpress.com/2007/05/06/e-agora-para-uma-boa-discussao/
http://arrastao.weblog.com.pt/arquivo/2007/05/sete_razoes_para_fazer_greve
http://filhodo25deabril.blogspot.com/2007/04/1099-greve-geral-2.html
http://acausafoimodificada.blogspot.com/2007/05/no-posso-aderir-greve-geral-porque.html
http://pimentanegra.blogspot.com/2007/05/greve-geral-de-30-de-maio-diz-respeito.html
http://sobreviver.wordpress.com/2007/05/06/a-greve-geral-e-a-contra-informacao/
http://abafosedesabafos.blogspot.com/2004/05/conhecem-aquela-experincia-da-r.html


Buzz this

Funcionários públicos - a opinião de um juiz

Recebi o texto seguinte por mail. Corresponde à minha opinião, portanto aqui vai. Acrescento, novamente, que considero a existência de duas funções públicas: a que nos presta serviços e a função pública do tacho. Incluo nesta última a função pública dos gabinetes, do governo, dos consultores, dos adidos de imprensa, dos secretários, das nomeações, dos assessores, das empresas municipais, dos deputados e dos seus gabinetes, dos governos civis e regionais, das delegações regionais, dos institutos, das fundações, etc, etc. Ou seja, aquela função pública que não nos presta serviço algum directamente, encarregue de gerir o bem comum e que, com muita frequência, leva o rótulo de tacho. Porque é de tacho que muitas vezes se trata.

Funcionários públicos - A opinião de um juiz
Bom, não sou funcionário público mas tenho muitos à minha volta, e desde puto que cresci no meio deles. Por isso, vou também meter o bedelho.

É público e notório que existem MUITOS funcionários públicos que não fazem nenhum e outros que, mesmo fazendo alguma coisa, são manifestamente incompetentes. E, é também certo, raramente ou nunca lhes acontece alguma coisa.

Porém, isso é culpa deles, funcionários? Ou não será de um Estado que, desde sempre, assim o permite?

Mais, quem tem um MÍNIMO de conhecimento do funcionalismo público também sabe que existem alguns funcionários que fazem por si e pelos outros - exactamente graças a estes é que o Estado ainda existe.

Pergunto: é justo que estes, os bons, comam pela mesma medida dos maus?

É ÓBVIO que é imprescindível começar a diferenciar os bons dos maus. Mas pergunto, de novo: NÃO SERÁ QUE É POR AÍ QUE SE DEVE COMEÇAR? Ou é justo que se comece por pôr todos no mesmo saco, retirando-lhes direitos que adquiriram quando ingressaram na função?

Depois, há tudo aquilo que o povo desconhece: por exemplo, sabiam que os funcionários judiciais podem passar ANOS - repito, ANOS - a mais de 300 Km de casa? Tenho vários destes no meu tribunal. E não me esqueço da funcionária que tive em Benavente, que saía de casa (em LEIRIA) às 6h00 da manhã para vir de TRANSPORTES para o tribunal, onde chegava DUAS HORAS DEPOIS. Trabalhava que nem uma moura e, às 20h00, voltava para casa. Onde chegava pelas 22h00. Em regra, por essa altura já os filhos dela (com 1 e 3 anos) estavam deitados. Ela aproveitava então para, no PC dela, fazer actas...

E agora? Agora come com menos reforma, menos direitos, congelamentos...

E, pelos vistos, parece não ter direito a protestar. Porquê? Porque parece que há outros que não fazem nenhum...

Justo? Não creio.

Por fim: é justo que os problemas financeiros do Pais sejam pagos à custa dos funcionários públicos? Só por má fé se pode dizer que sim. E, no entanto, é o que está actualmente a acontecer...

Poupa-se nos aeroportos? Nos TGV's? Nos estádios de futebol para a Palestina? Nas reformas dos políticos? Não. Poupa-se nos salários dos FP's, nas suas reformas.

E resulta? CLARO QUE SIM! AFINAL, OS FP'S SÃO A MINORIA ODIADA DE TODOS OS DEMAIS PORTUGUESES. Tudo o que seja bater neles, é sucesso político garantido.

Nos entretantos, fazem-se aeroportos, TGV's, estádios na Palestina, gastam-se milhões em Timor, etc., etc., etc. e o povo... cantando e rindo.

Agora, aparecem os FP's a querer fazer greve.

Então digo isto: no meio de toda esta merda, parece que só mesmo os FP's é que ainda estão vivos.

De resto, o povo português morreu há muito.


Buzz this

Greve



Não tenho a certeza que concorde com a greve da CGTP - ainda tenho que ler umas cenas.
Mas discordo de várias políticas que se estão actualmente a seguir, pelo que fica então este blog em greve.



Buzz this

Ricardo Araújo Pereira sobre o deserto...



Em declarações ao SAPO, Ricardo Araújo Pereira diz que o ministro Mário Lino é um "bom humorista".

Copiado de http://videos.sapo.pt/6Ec6kEmieztZi6jWrC00


Buzz this

Silly Season Preview

Silly Season Preview PS PCP BE PP PCP

Se até agora foi assim, esperem pelo Verão!



Está interessado em colocar esta imagem no seu blog? Esteja à vontade ;-)
Para isso, copie todo o texto na caixa seguinte e cole-o no seu post mas no modo de edição de HMTL.



Buzz this

A borla do Público

publico


O Público decidiu dar uma borla a este blog. Publicou o texto anterior como sendo da minha autoria.

Acontece que o texto não é meu mas sim dum leitor que o deixou em comentário.

Ridícula, como adjectiva o jornalista, é a pouca atenção dada ao fazer uma citação. Esperemos que prestem mais atenção quando fizerem jornalismo copy/paste usando os materiais disponibilizados por assessores e agências de comunicação!


Post em causa: Para que servem provas de aferição que não avaliam os alunos?. O comentário é de JMD, do blog Lugar Onde.


Buzz this

O deserto de Mário Lino

Mário Lino

Até aqui, Portugal era Lisboa e o resto paisagem. Agora sabemos que também há o deserto. Parece-nos que o verdadeiro deserto é o constituído pelo vazio de ideias de Mário Lino.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou hoje, no final de um almoço promovido pela Ordem dos Economistas sobre a Ota, que “a Margem Sul é um deserto” e por isso seria uma “obra faraónica” fazer aí o futuro aeroporto de Lisboa.

“Na Margem Sul não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio”, discursou o governante, acrescentando que, de acordo com um estudo recente, “seria necessário deslocar milhões de pessoas” para essa zona para justificar a construção do novo aeroporto. Público, 23-05-2007 [Link]

Textos anteriores sobre a Ota: link


Buzz this

Manuel Pinho é um mentiroso



Ora aí está, mais um. Devem ser como as nódoas, caem todas no mesmo pano.

A cronologia:
Segunda-feira, 21-05-2007: sabe-se que a Delphi, multinacional de componentes automóveis, vai despedir em Portugal metade dos seus trabalhadores (500 deles).

Segunda-feira, 21-05-2007: Manuel Pinho, armado em defensor da empresa e fazendo o trabalho dela, vem dizer que em contrapartida a Delphi criará postos de trabalho em Castelo Branco.

Terça-feira, 22-05-2007: Sabe-se que afinal esses tais empregos já existem, afinal nenhum novo emprego será criado.

Quarta-feira, 23-05-2007: Hoje de manhã na Antena 1, ouvi Manuel Pinho dizer que não tinha dito que novos empregos serão criados. Como o jornalista não gostou de ficar com a fama de mentiroso, passou as duas declarações do ministro. Ficou claro que Manuel Pinho além de patético é também mentiroso.

A realidade
Na verdade, a Delphi quer desaparecer na totalidade da Europa, passando-se para os países onde a mão de obra constitui um custo residual. Assim produzirá mais barato, vendendo ao mesmo preço. Tudo graças a um grupo de inteligentes terem aberto as fronteiras na totalidade a países que pouco lhes importa que sejam crianças a trabalhar em idade escolar, que os adultos trabalhem 20 horas por dia, que não haja segurança social, etc, etc. Para calar as populações, a Comissão Europeia, encabeçada pelo Cherne Durão, prometeu subsídios. Não há uma parábola sobre isto, algo como não lhe dês dinheiro, ensina-o a pescar?

As frases e os links
Ouça o que o ministro disse
http://www.rr.pt/PopUpMedia.Aspx?&FileTypeId=1&FileId=322693&contentid=207830

http://www.rr.pt/informacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=54&ContentId=207850
Empresa deverá despedir até 20 mil trabalhadores

A multinacional deverá despedir entre 15 mil a 20 mil trabalhadores em toda a Europa, nos próximos dois a três anos.

Estes números foram avançados hoje em Sevilha pelo presidente da Federação Europeia dos Sindicatos da Indústria Metalúrgica durante o Congresso da Confederação Europeia dos Sindicatos.

“A longo prazo a Delphi está a planear sair completamente da Europa ocidental”, disse, acrescentando que esta empresa “é apenas uma das empresas fornecedoras que estão a reduzir. Temos visto outras grandes empresas a fazer o mesmo”.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, também já se pronunciou sobre os despedimentos da Delphi, disponibilizando o fundo social europeu para ajudar os trabalhadores da empresa, agora ameaçados com despedimento.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/996668.html
O ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou hoje em Bruxelas que a empresa Delphi vai criar postos de trabalho em Castelo Branco, minimizando assim o impacto do despedimento de 500 trabalhadores na Guarda.
Textos anteriores sobre a globalização
http://fliscorno.blogspot.com/search/label/globaliza%C3%A7%C3%A3o

A lição

Quando comprar produtos com etiqueta Made in PRC, Made in China, Made in Bangladesh, Made in what-ever-country-where-hiring-a-person-is-cheaper-than-a-bottle-of-cheap-wine, lembre-se que estará a contribuir, mesmo que indirectamente, para o nosso desemprego. A dificuldade consiste, já, em encontrar alternativas a estes produtos. Something to think about...


Buzz this

Para que servem provas de aferição que não avaliam os alunos?

Hoje o meu chefe disse-me:
- Olha pá, ali o departamento de relações públicas precisa de ter umas luzes de Excel, por isso vais dar-lhes formação. Os tipos são um bocado desordeiros e estão-se nas tintas para a informática, pelo que terás que os motivar e manter na linha. Mas como isto é só para calar director do departamento, que por vezes tem estas ideias peregrinas, basta que eles tenham aprovação no final; eles não precisam mesmo de aprender, não compliques! E parece que andam bem ocupados nesta altura do ano, portanto tolera umas faltitas que venham a dar.

- Quer dizer, disse eu, que então é para passar uns PPS e contar umas piadas...

- Oh pá, tu é que vais dar a formação, isso é contigo. Mas no final do módulo farás uma prova de aferição, para percebermos se és bom formador.

Grande pincelada! Aqueles baldas não têm que estudar uma linha para a prova mas os seus resultados servirão para me avaliar. Vou é dar Muito Bom a todos!


Buzz this

O respeitinho

Margarida Moreira DREN


«Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.» Público, 19.05.2007 [link]

Continuando esta linha de acção, parece que a dona Margarida Moreira lançou uma nova linha de uniformes para trabalho na DREN.


Os assessores da CML
Não posso deixar de passar esta. Mais de 200 assessores distribuídos pelos diversos partidos pairavam pela Câmara Municipal de Lisboa até à queda de Carmona. E isto numa única câmara. Quantas são? É por estas e por outras que alguns de nós sentem a crise e outros não. PQP toda essa cambada de abutres. Não há inocentes nesta história.


Buzz this

A Governadora Civil de Lisboa fez merda

Maria Adelaide Rocha fez merda

Há pessoas assim: erram e não assumem o erro. A não ser que não tenha havido erro e tenha sido de propósito. Maria Adelaide Rocha, Governadora Civil de Lisboa, decidiu não respeitar prazos ao marcar eleições para a CML e diz-se de "consciência tranquila", agora que o Tribunal Constitucional lhe chumbou a data escolhida. Dizem que a data inicial davam mais hipóteses ao PS na corrida à CML. Mas isso são só más línguas, claro...

Como parte do processo de aprendizagem e porque errar é humano, as pessoas devem assumir os seus erros. Esta é a melhor forma de não os repetir e a política não é excepção a esta regra de conduta. Infelizmente, entre nós esta é uma atitude rara. Será por isso que algumas aselhices parecem eternizar-se?


Buzz this

A corrente thinking blogger

Isabel Magalhães, num dos seus blogs, o Oeiras Local, incluiu o Fliscorno na corrente thinking blogger, amabilidade que agradeço.

O boneco que tem sido usado para o logo desta corrente [link], uma espécie de alien amarelado com um não-sei-o-quê na testa (e alien, alien é mesmo esta do Alien's corner), não me seduz por aí além. Não o vou reproduzir aqui por isso.

Apesar da vertente holiodesca destes awards, aqui vão cinco blogs que gosto de visitar:
Para vós, aqui fica o thinking blogger award, para embrulhar, pôr na estante, atirar aos pardais ou para fazerem o que bem entenderem :-)

Por acaso, cinco é um número curto para os blogs que gosto de visitar. A lista completa está nesta página, na coluna "Pela net", à direita. A vários destes daria destaque com este "prémio", alguns dos quais até já repetidamente "premiados" mas fico pela lista anterior.


Buzz this

Jogos de bastidores

carmona marioneta

Ao ver Marques Mendes decidir o que fazer com a CML, no lugar dos eleitores, vereadores e Assembleia Municipal, fiquei com dúvidas sobre quem era o prrrelesidente da junta, carago. Mas descobrimos na recta final que Carmona ainda tinha pedal para mais uns metros, mesmo que não saibamos para ir onde...

Há demasiado veneno no ar desta cidade. O melhor mesmo é proceder a uma retirada para a província, até meados da semana que vem.


Buzz this

Bilhete de TGV entre Lisboa e Madrid vai custar 100 euros

elefantes brancos tgv ota


Ficámos a saber que numa entrevista dada ao "Acção Socialista" (30/04/2007) a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, calculou que o preço duma viagem Lisboa-Madrid (one way only) será de 100 €.

Desculpe?! Mas agora o pasquim do PS é a nova fonte de informação sobre os projectos do PS? Ups, queria dizer do governo.

E a senhora Ana Paula Vitorino, adicionalmente, acha que será um preço competitivo... Bem se vê que ela alargou a outros sites a recomendação de não ler blogs que o seu PM fez. Senão, ela poderia ter passado por exemplo pelo www.skyscanner.net para concluir que essa mesma viagem, feita de avião custa entre 35 € e 90 €, sendo que tende mais para os 35 do que para os 90.

Bem se vê que este será um projecto de elevado sucesso financeiro. Talvez mais para os espanhóis do que para nós, já lhes ficará mais barato cá colocar os seus produtos. Seria interessante saber qual o preço do transporte de mercadorias pelo TGV, já que talvez esta seja uma alternativa de facto ao transporte rodoviário. Mas que não chega para justificar o enorme investimento necessário.

Mas não há problema. Portugal já é um país exótico, pelo menos se atendermos ao elevado número de palmeiras que por aí se encontram. E ainda o vai ser mais, já que aos estádios do Euro, ao Alqueva, ao Túnel do Marquês e a outros de que me esteja a esquecer, dois novos elefantes se lhes juntarão. Brancos.


Buzz this

Troia resort - Soane Turismo

Encontrei este vídeo promocional sobre os investimentos que a Sonae está a fazer na Península de Setúbal.



Realmente, ter o aeroporto na margem sul, em vez de a 87Km de distância na Ota, seria mais conveniente. Haverá de facto um lóbi para que alterar a localização do elefante branco?