Perguntas sobre o Laboratório Educativo - II
1. Durante quanto tempo se consegue manter atento um aluno numa sala de aula?
[ ] 10 a 20 minutos
[ ] 20 a 30 minutos
[ ] 20 a 50 minutos
2. As aulas de 90 minutos são vantajosas?
[ ] Sim
[ ] Não
Initial design by Adii . Converted to Blogger by eBlog Templates . Final design and extra blogger features by Fliscorno .
Bem, creio que depende das disciplinas.
Eu sou professore de Língua Portuguesa e desde que as aulas começaram a ter 90m que a prática pedagógica melhorou.
Claro que um período lectivo de 90m é particularmente exigente para o professor que tem de controlar sistematicamente o tempo e diversificar as actividades.
Mas, sem dúvida, que o saldo é bastante positivo.
E, ainda hoje, numa turma do 9º ano, tocou e a maioria dos miúdos nem se apercebera que já era para o final da aula.
No entanto, reconheço que noutras disciplinas seja complicado.
professora*
Pois, Rosalina, por acaso respondi "Não" mas sem muito convicção. Encontrei muitos textos com opiniões diversas e, claro, não tenho experiência de campo.
Compreendo que as coisas não sejam a preto e branco. E talvez essa deve ser a melhor escolha: adaptar cada coisa a cada caso. É que estou a lembrar-me que há disciplinas que passaram a ter apenas um tempo lectivo por semana... Não seria preferível dois tempos e mais curtos?
Erro crasso, claro!
Em vez de «Nós temos aulas de 90 minutos. Como as vêm?»
ler
«Nós temos aulas de 90 minutos. Como as vêem?»
A gestão dos blocos de aula de 90m e aulas de 45m, varia de escola para escola.
Há uma carga horária definida pela tutela e que tem a ver com os vários ciclos. Isto é, a tutela diz que os alunos têm de ter no 2º ciclo xis horas de xis disciplinas e as escolas gerem.
Creio que comum será apenas o facto de a Matemática e Língua Portuguesa serem sempre dados dois blocos por semana, portanto 2x95m.
Quanto a haver disciplinas com apenas 45m, que eu tenha conhecimento, isso só acontece com Religião e Moral, Formação Cívica (aula com o Director de Turma) e na minha escola, por exemplo, no 9º Ano só têm 45m de Estudo Acompanhado.
Mas é como digo, isso dependerá muito da gestão da escola e da organização dos departamentos.
Posso, por exemplo, dizer que antes da gestão da minha escola ter mudado há cerca de 3 anos, pelo projecto educativo desenvolvido durante 7 anos, ia ser possível alterar a gestão do tempo a Língua Portuguesa, a média, longo prazo se a proposta de trabalho que pretendia propor fosse para a frente. :)
Infelizmente, não foi possível, sequer, iniciar o projecto.
Não seria preferível dois tempos e mais curtos?
Ainda sobre esta questão...
Claro que depende sempre de cada disciplina e da metodologia adoptada pelos professores.
Mas, vejamos, uma das razões, unanimemente aceite por todos, desestabilizadora, do processo ensino-aprendizagem é a falta de capacidade de concentração dos alunos.
Ora, isto significa que a primeira parte de qualquer aula é sempre dedicada a tentar prender a atenção dos alunos.
Antes das aulas de 90m, muitas vezes, quando, finalmente, os alunos estavam a atingir o nível de concentração desejável, tocava.
Assim, com os 90m, isso é viável. Mas como disse antes, exige mais ao professor, no entanto, quanto a mim, é compensador.
Compreendo Rosalina. Ontem quando procurava formar opinião li uma série de papers sobre o assunto e encontrei acérrimos defensores de ambos os lados.
Quando frequentava o liceu, pelos 40 minutos entrava em curto-circuito heheheh