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Perguntas sobre o Laboratório Educativo - II

Questões:

1.
Durante quanto tempo se consegue manter atento um aluno numa sala de aula?
[ ] 10 a 20 minutos
[ ] 20 a 30 minutos
[ ] 20 a 50 minutos



2. As aulas de 90 minutos são vantajosas?
[ ] Sim
[ ] Não


7 comments :

  1. Rosalina Simão Nunes disse...
     

    Bem, creio que depende das disciplinas.

    Eu sou professore de Língua Portuguesa e desde que as aulas começaram a ter 90m que a prática pedagógica melhorou.

    Claro que um período lectivo de 90m é particularmente exigente para o professor que tem de controlar sistematicamente o tempo e diversificar as actividades.

    Mas, sem dúvida, que o saldo é bastante positivo.

    E, ainda hoje, numa turma do 9º ano, tocou e a maioria dos miúdos nem se apercebera que já era para o final da aula.

    No entanto, reconheço que noutras disciplinas seja complicado.

  2. Rosalina Simão Nunes disse...
     

    professora*

  3. Fliscorno disse...
     

    Pois, Rosalina, por acaso respondi "Não" mas sem muito convicção. Encontrei muitos textos com opiniões diversas e, claro, não tenho experiência de campo.

    Compreendo que as coisas não sejam a preto e branco. E talvez essa deve ser a melhor escolha: adaptar cada coisa a cada caso. É que estou a lembrar-me que há disciplinas que passaram a ter apenas um tempo lectivo por semana... Não seria preferível dois tempos e mais curtos?

  4. Fliscorno disse...
     

    Erro crasso, claro!

    Em vez de «Nós temos aulas de 90 minutos. Como as vêm?»

    ler

    «Nós temos aulas de 90 minutos. Como as vêem

  5. Rosalina Simão Nunes disse...
     

    A gestão dos blocos de aula de 90m e aulas de 45m, varia de escola para escola.

    Há uma carga horária definida pela tutela e que tem a ver com os vários ciclos. Isto é, a tutela diz que os alunos têm de ter no 2º ciclo xis horas de xis disciplinas e as escolas gerem.

    Creio que comum será apenas o facto de a Matemática e Língua Portuguesa serem sempre dados dois blocos por semana, portanto 2x95m.

    Quanto a haver disciplinas com apenas 45m, que eu tenha conhecimento, isso só acontece com Religião e Moral, Formação Cívica (aula com o Director de Turma) e na minha escola, por exemplo, no 9º Ano só têm 45m de Estudo Acompanhado.

    Mas é como digo, isso dependerá muito da gestão da escola e da organização dos departamentos.

    Posso, por exemplo, dizer que antes da gestão da minha escola ter mudado há cerca de 3 anos, pelo projecto educativo desenvolvido durante 7 anos, ia ser possível alterar a gestão do tempo a Língua Portuguesa, a média, longo prazo se a proposta de trabalho que pretendia propor fosse para a frente. :)

    Infelizmente, não foi possível, sequer, iniciar o projecto.

  6. Rosalina Simão Nunes disse...
     

    Não seria preferível dois tempos e mais curtos?

    Ainda sobre esta questão...


    Claro que depende sempre de cada disciplina e da metodologia adoptada pelos professores.

    Mas, vejamos, uma das razões, unanimemente aceite por todos, desestabilizadora, do processo ensino-aprendizagem é a falta de capacidade de concentração dos alunos.

    Ora, isto significa que a primeira parte de qualquer aula é sempre dedicada a tentar prender a atenção dos alunos.

    Antes das aulas de 90m, muitas vezes, quando, finalmente, os alunos estavam a atingir o nível de concentração desejável, tocava.

    Assim, com os 90m, isso é viável. Mas como disse antes, exige mais ao professor, no entanto, quanto a mim, é compensador.

  7. Fliscorno disse...
     

    Compreendo Rosalina. Ontem quando procurava formar opinião li uma série de papers sobre o assunto e encontrei acérrimos defensores de ambos os lados.

    Quando frequentava o liceu, pelos 40 minutos entrava em curto-circuito heheheh

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