a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Gasolina, gasóleo e brent: Janeiro 2008 a Janeiro a 17 Out. 2008

Gráficos relacionados:


Próxima actualização: 29-10-2008 (data em que a EIA actualizará as suas séries de dados).


No gráfico seguinte e por leitura no quadrado branco conclui-se que actualmente se paga mais pela gasolina e pelo gasóleo (0.815 e 5.573 cêntimos por litro, respectivamente). Continua a ser válido que a taxa da descida do preço do brent difere da dos PVP dos combustíveis. Isto em contraponto com a taxa praticamente igual entre as difentes grandezas aquando do anterior período de subida.



Estes gráfico são actualização dos anteriores. Tal como eles, foram elaborados nas seguintes condições:

  • Estes dois preços são apresentados no gráfico antes da aplicação de ISP e IVA (preços sem taxas: PsT).

  • Também são apresentados os valores brent blend spot price em euros, desfasados em uma semana relativamente aos valores PsT (os valores do brent na semana 10, por exemplo, são mostrados na mesma vertical dos valores do PsT da semana 11). Desta forma é possível comparar directamente as curvas do brent e do PsT.

  • Estas três séries foram ajustadas para num gráfico de índice 100 para comparar os valores em causa mais facilmente.

  • Adicionalmente, este gráfico contém uma alteração relativamente aos anteriores. Até aqui usei o câmbio USD-EUR do dia de cada uma das cotações para converter o preço do brent para euros. Se bem que isso não alterasse significativamente o gráfico, não era completamente correcto. Agora, em vez do valor do câmbio do dia e uma vez que os preços do brent e dos PVP dos combustíveis são médias semanais, uso a média semanal do valor de câmbio USD-EUR para a essa mesma conversão.
Fontes:

Adicionalmente, disponibilizo no Google Docs os dados usados e tratados: