a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Preço gasolina, gasóleo e brent: Janeiro a Setembro 2008

Gráficos relacionados:






Dei-me ao trabalho de usar os dados disponíveis em algumas fontes (DGEG, EIA e oanda.com) para analisar a evolução dos preços dos dois combustíveis mais popular entre nós, a gasolina sem chumbo 95 octanas e o gasóleo rodoviário.

Este gráfico foi elaborado nas seguintes condições:
  • Estes dois preços são apresentados no gráfico antes da aplicação de ISP e IVA (preços sem taxas: PsT).

  • Também são apresentados os valores brent blend spot price em euros, desfasados em uma semana relativamente aos valores PsT (os valores do brent na semana 10, por exemplo, são mostrados na mesma vertical dos valores do PsT da semana 11). Desta forma é possível comparar directamente as curvas do brent e do PsT.

  • Estas três séries foram ajustadas para num gráfico de índice 100 para comparar os valores em causa mais facilmente.

  • Finalmente, acrescentei patamares de variação para o gasóleo rodoviário com o intuito de melhor perceber o que se passa com o combustível que pago.
Eu cá fiquei com a impressão que as subidas PsT do gasóleo acompanham sensivelmente as subidas do preço do brent mas que as correspondentes descidas são mais suaves. Mas isto sou e cada qual que faça as suas conclusões. Para um tira teimas final, seria preciso uma demonstração dos valores acumulados de cada uma das séries para que se percebesse numericamente o que se tem passado no nosso mercado. Quem tiver pachorra pode usar os dados que disponibilizo para o fazer.

Fontes:


Adicionalmente, também disponibilizo
no Google Docs os dados usados:



Adenda 22-09-2008: a DECO parece ter agora descoberto a blogoesfera. A ideia dum dia sem abastecer é inconsequente. Mas poderia fazer outras coisas realmente úteis como por exemplo seguir o mercado dia a dia e alertar para eventuais "descuidos" das petrolíferas!


1 comments :

  1. cicuta disse...
     

    Parabens, pelo trabalho.
    Tinha ideia que a diferença entra da variação positiva e a negativa era maior ainda. Tenho a ideia, não comprovada, que se estas curvas fossem prelongadas para terem inicio por volta de 2003 seria muito interessante.
    Um abraço

Enviar um comentário