a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

No reino das coincidências


Luísa Tavares Moreira



Armandina Soares

Quem assistiu ao Prós e Contras desta semana terá notado alguns aspectos interessantes:
  1. A primeira que pessoa da assistência que falou, Luísa Tavares Moreira, teve direito a um tempo de antena notavelmente superior ao que os que se lhe seguiram tiveram;

  2. Armandina Soares, outra das pessoas da assistência, «afirmou de forma explícita que existe coacção física por parte dos adeptos da suspensão deste modelo de avaliação sobre os crentes do dito modelo»;

  3. A moderadora pegou na deixa de Armandina Soares e, sem pedir mais detalhes, dela fez eco. Aliás, antes mesmo dela falar, já a moderadora dizia «espere que há ali quem tenha outros dados».

  4. O Pai do País, Albino Almeida, foi a única pessoa a falar em nome dos pais. 

Agora, as coincidências:
  1. Luísa Tavares Moreira e Armandina Soares discursaram no Fórum Novas Fronteiras, a máquina eleitoral socialista. Os seus discursos fazem parte da página oficial do PS.

  2. Armandina Soares aparece também na revista oficial do PS, a Acção Socialista, n.º 1311 de 15 de Setembro de 2008, página 13.

  3. No dia seguinte às declarações de Armandina Soares, a DREN, pela voz da sua inenarrável directora, fez saber que avançará com processos sobre professores que exerçam pressão sobre colegas para boicotarem o processo de avaliação.

  4. Há quem afirme que afirme que a situação descrita por Armandina Soares não corresponde à da escola dela.

  5. O Forum Novas Fronteiras é parte integrante da estratégia política do PS. Basta ver os nomes que por lá passaram. 

  6. Albino Almeida tem mantido um alinhamento de posições com o ME. Acresce que é sempre apresentado como a voz dos pais. Mas com que legitimidade? Acaso consulta os seus associados antes da tomada pública de posições? Além disso, poderá representar os seus associados, nunca os "pais" como um todo.

Quem não conheça estas coincidências achará que se alguns implementaram o sistema de avaliação sem problemas, outros só não farão por má fé ou perante coação para o não fazer.

E o leitor, acredita em coincidências? E no Pai Natal?

ADENDA:
corrigido em função do 4.º comentário


16 comments :

  1. duarte disse...
     

    a luta está na rua,junta-te a ela.
    duartenovale

  2. Pata Negra disse...
     

    O dedo na ferida. Relativamente a este assunto encontrei tb uma crítica interessante no Tapornumproco.

    Um abraço

  3. Pata Negra disse...
     

    O dedo na ferida. Relativamente a este assunto encontrei tb uma crítica interessante no Tapornumproco.

    Um abraço

  4. Anónimo disse...
     

    "Luísa Tavares Moreira é Directora do Centro Novas Oportunidades da Póvoa do Varzim, cargo de confiança política sujeito a nomeação."

    Não, não é.

    Os Directores destes centros são nomeados pela entidade responsáveis por eles.

    A Agrupamento que Luísa Tavares Moreira preside, criou um Centro, ela própria assumiu a presidência.

    A maioria dos centros novas oportunidades que funcionam em escolas públicas são presididos pelos respectivos PCEs, nalguns casos por professores nomados por estes.

    Informe-se melhor

    É é Póvoa DE Varzim. DE e não do.

  5. j. manuel cordeiro disse...
     

    Professor de Beiriz: obrigado pelos esclarecimentos. Removi essa referência por passar a ser irrelevante para o tema em causa.

    A quem interesse, a citação que tinha errada era "Luísa Tavares Moreira é Directora do Centro Novas Oportunidades da Póvoa do Varzim, cargo de confiança política sujeito a nomeação."

  6. MFerrer disse...
     

    Coincidências?
    Eu desconhecia que o PS estivesse na clandestinidade. Palavra!
    Então uma professora com a graduação da Armandina Soares não pode ter opiniões sobre a Educação?
    Que se saiba até nem pertence a qualquer partido. Vive do seu salário e ganha-o todos os dias.
    Mas estes professores com alma de censores, Têm atitudes persecutórias a confirmar o que ela denunciou, e isso não vos agrada: Ai dos professores que estejam de acordo com este modelo de Avaliação ou com qq das reformas deste Governo!
    Onde é que vcs pensam que estão? No Gabão?
    É melhor começarem a habituar-se a que a avaliação é para avançar e, os que não quiserem ser avaliados, ao contrário do que estes professores querem fazer aos seus opositores, vão apenas ficar retidos na carreira. É uma opção!
    Agora não vale a pena tentarem assustar a Armandina...
    Se vcs soubessem o curriculo desta professora, talvez tivessem um bocadinho de respeito.
    Mas a ignorância sempre foi muito atrevida!
    MFerrer

  7. j. manuel cordeiro disse...
     

    MFerrer,

    primeiro, não sou professor.

    Segundo, as coincidências são:
    1. a primeira interveniente teve muito mais tempo do que os que se lhe seguiram;

    2. a segunda interveniente lançou uma acusação grave foi tomada como certa pela moderadora sem confirmação adicional;

    3. no dia seguinte a DREN anunciou que processaria quem pressionasse os colegas mas fê-lo com base em facto algum conhecido?

  8. Anónimo disse...
     

    Luísa Tavares Moreira era professora de Moral e nunca conseguiu terminar um curso.

  9. Anónimo disse...
     

    Assim, tá, a Luísa é profa de Moral? Como eu fui, já, antes de converter-me. Não sabia. E então seja absolvida, sendo embora que quem se dê nisso é que tem que baste escola de hipocrisia.

  10. Anónimo disse...
     

    Caro Ferrer:

    "Então uma professora com a graduação da Armandina Soares não pode ter opiniões sobre a Educação?"

    Qual graduação? A de amiga íntima da Ministra ou a de doutorada em ditatura e reitorices, segundo os seus súbditos de Escola?

  11. Anónimo disse...
     

    Este PS é o comunismo em todo o seu triste esplendor opressivo, propagandístico e mentiroso!

  12. Eva disse...
     

    Quem se mete com o PS...

  13. MassaMansa disse...
     

    Os Professores são os sofistas do nosso tempo, porque a sofistica da avaliação que fazem aos alunos resolve sumariamente as questões dos critérios e da legitimidade dos avaliadores, ou seja, eles são única e exclusivamente a medida de todas as coisas e não admitem opiniões contrárias. E evitam acima de tudo que se coloque a pergunta: quem avalia os avaliadores?

  14. Anónimo disse...
     

    Obviamente que o programa 'Prós e Contras' tem sido desde há muito um programa de PRÓS & PRÓS a favor do regime.
    Todos sabemos, ou pelo menos o sabem, que os convidados de cada emissão não são escolhidos ao acaso.
    A apresentadora não está em antena há tanto tempo pelo seu bom ar!
    Aliás, num dos PRÓS & PRÓS em que steve presente a ministra da educação, a condição para estar presene foi que Mário Nogueira não fosse convidado.
    Sabemos quantas vezes a senhora já esteve presente no programa e sabemos quantas vezes o nogueira lá esteve presente (uma), e mais uma vez se manteve a tradição, a ministra não esteve presente no programa com o nogueira; palavras para quê!
    Contudo, há a realçar uma coisa, uma pequena nuance, que ali transpareceu a quem, como eu, ja assistiu a város programas obre educação e, mais concretamente, sobre avaliação de professores; a Fátima Campos Ferreira mudou de atitude, já não se atirou aos professores como fez doutras vezes.
    Se assim continua manda-na para as televendas, de madrugada!

  15. José Lopes disse...
     

    O Pai Natal pelo menos faz sorrir quem o invoca, já no caso em epígrafe, o cinismo enoja. Claro que foi tudo uma coincidência e são todos "independentes" mas os números são esmagadores, para que se teime no que não é aceite.
    Cumps

  16. Anónimo disse...
     

    Então ainda há quem acredite que o programa Prós e Contras é um programa independente? Aquilo está tudo armadilhado e programado como nos bons tempos do bolchevismo soviético.
    O desabafo final da Fátima Ferreira ("Espero não TER que fazer novo programa dedicado à Educação") revela que o programa foi encomendado. A incompetência da ministra e de Valter Lemos nos últimos debates foi agora suprida pelas suas ausências (claro: não estando presentes não dizem disparates!). Compreende-se que num debate desta importância, a ministra esteja ausente?
    Um participante num dos primeiros debates sobre a Educação, já há um ou dois anos, disse-me que os directores das direcções regionais da educação tinham sido convocados e colocados estrategicamente nas filas da frente, de forma intimidatória. Quando saiu, no final do programa, era uma bicha interminável de carros do Estado (EP) que tinham trazido de todo o País os DRE e respectivos apoiantes.
    Não admira, pois, que os professores a quem foi dado tempo de antena extraordinário fossem do PS. Esses tiveram direito a palmas. Quando começaram a bater palmas aos contras deste modelo de avaliação, a caceteira governamental de serviço entrou logo em acção, com as ameaças do costume.
    Desculpem-me o anonimato, mas não vivemos em democracia suficiente para revelar sequer o meu nick.

Enviar um comentário