a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Derrame de crude no Golfo do México: BP falsificou fotos recorrendo ao Photoshop

Esta notícia não é propriamente recente mas como não me recordo de a ver abordada na nossa comunicação social, cá vai.

Como diz o título, recorrendo a fotomontagem com o Photoshop, a BP falsificou fotos  do centro de controlo da crise provocada pelo derrame de crude no Golfo do México. A fraude, descoberta pelo blog AMERICAblog, consistiu em usar uma foto de 2001 e para parecer uma foto de 16 de Julho de 2010, colaram fotos do derrame em cima dos ecrãs, tapando alguns dos monitores que não estavam operacionais.

A foto fraudulenta A foto original, entretanto divulgada pela BP

A manipulação é notória e fácil de identificar. Basta olhar para as fotos ampliadas e notar as imperfeições nos recortes (exemplo 1, exemplo 2, exemplo 3).

Entretanto, depois do Washington Post ter dado cobertura ao assunto,  a BP reconheceu a manipulação e pediu desculpas, culpando o fotografo pelo trabalho. Uma justificação que encalha no facto de a foto ter na metadata a data de 6 de Março de 2001... E também não ajuda o mesmo blogger ter descoberto outra fotomontagem posterior a esta!

É sabido que foram usadas toneladas de detergentes para dissolver o crude, levando-o a profundidades superiores aos 7 metros e tornando-o, desta forma, indetectável aos satélites de observação marinha. Também é sabido que as imagens públicas (de baixa resolução) acessíveis nos referidos satélites deixaram de estar de estar disponíveis na zona do Golfo do México. Entretanto soube-se destas manipulações grosseiras. A questão pertinente é sobre a dimensão da manipulação mediática do desastre.



1 comments :

  1. Zé Povinho disse...
     

    Quando está muita coisa em causa, dinheiro (da BP e dos contribuintes) e personalidades (Obama por exemplo) a informação é sempre "filtrada" pelos interesses instalados.
    Abraço do Zé

Enviar um comentário