a política na vertente de cartaz de campanha

Buzz this

Quando os blogs são notícia

Audição de Pinto Monteiro na AR, em 16 de Janeiro de 2007

 

Volta e meia diz-se por aí que os blogs dependem mais dos media tradicionais do que o contrário mas temos assistido nos últimos tempos a consideráveis marcações de terreno - chamemos-lhes assim. Já houve o caso do blog O Jumento, com a identidade do autor revelada por um jornalista de uma forma pouco elegante; há o caso do blog dos assessores do governo, onde estes procuram dar linhas de orientação ao povo blogosférico pró-governo; há os diversos casos de intimidação a bloggers, de onde as ameaças da CONFAP ao Paulo Guinote e ao blog Ensinar na Escola são notórias e onde o processo movido ao autor blog Do Portugal Profundo por causa da licenciatura ao domingo de Sócrates fez correr muita tinta (curiosamente, esses posts já não existem no blog em causa...)

E agora há o caso Jonas/Ensitel, onde a Maria João Nogueira (Jonas), responsável pelos serviços de comunidade Sapo e autora do blog Jonasnuts está em vias de ser processada pela Ensitel.

O caso tem a ver com o facto da Jonas ter publicado uma série de posts (Take 1, Take 2, Take 3, Take 4, Take 5, Take 6) onde relata o que lhe foi acontecendo na sua relação com a Ensitel por causa da compra de um telemóvel. De forma sintética, o telemóvel tinha um problema e a Ensitel não quis proceder à troca durante os primeiros quinze dias após a compra, como se compromete fazer publicamente. Insatisfeita com o serviço, relatou os detalhes no seu blog pessoal. A novela dura já há algum tempo, com ameaças várias por parte da Ensitel e concretizou-se no passado dia 22 com uma citação pessoal em que ela é «intimada pelo tribunal a constituir um advogado, e é um procedimento cautelar.»  Acrescenta a autora que «querem que o tribunal me mande apagar os posts que escrevi sobre a Ensitel» (post completo).

A situação já disparou para as redes sociais (twitter e facebook) e já segue pela comunicação social (CS) fora (Expresso, Público, DN, Diário IOL, Destak, JN.

A Ensitel começou por remover as entradas desfavoráveis que lhe eram colocadas na sua página do Facebook mas neste momento passou a aceitar tudo. Como vai sair deste sarilho onde se meteu? Suspeito que a sua página do FB esteja para fechar mas isso não impedirá que mais clientes insatisfeitos (sim, parece que os há) relatem as suas experiências.

Muitas empresas até agora têm optado pela técnica do assobiar para o lado quando o serviço não é de qualidade. No que me toca, já me aconteceu algumas vezes e aposto que o mesmo se passará com o leitor. Este caso vem mostrar que as coisas mudaram e que mais vale manter uma atitude séria com o cliente do que sujeitar-se à publicidade negativa. O que obviamente inclui não satisfazer o cliente caso este não tenha razão.

Finalmente, este caso mostra também quanto Pinto Monteiro estava errado quando afirmou «os blogs é (sic) uma vergonha». Os blogs são uma realidade no panorama comunicacional e não há volta a dar. É um sector importante que está completamente fora do controlo económico e político a que estão sujeitos os jornalistas e os meios de comunicação social tradicionais (vejam-se os casos da publicidade na CS e dos jornalistas que são "remodelados"). Incomoda o status quo e várias têm sido as movimentações para meter a net sob controlo. Ainda lá não chegámos e, por enquanto, têm aqui os cidadão uma importante forma de se fazerem ouvir.



5 comments :

  1. quink644 disse...
     

    Infelizmente são cada vez menos lidos e menos divulagados, pois são, realmente, uma vergonha... Contrariamente, claro, ao resto que anda para aí...

  2. Shue disse...
     

    Fica a sensação de que ou não queres elaborar ou não sabes como. Mais uma verdade universal que poucos aceitam contudo esquecendo-se do que é, ou era no início, um blogue.

    A ignorância é mais mortífera de todas as armas modernas.
    Quem disse isto? Um palerma qualquer que assina Shue, Dr.

  3. j. manuel cordeiro disse...
     

    António B. C., do blog Do Portugal Profundo, explica neste comentário a razão dos seus posts mais antigos não estarem online.

  4. Isabel Magalhães disse...
     

    Também tive/tenho PROBLEMAS com uma operadora. Se calhar está na altura de escrever sobre o assunto. Esta gente não pode ficar impune.

  5. j. manuel cordeiro disse...
     

    Não soube elaborar, claro lol




    Nota: descobri ontem que o blogger tinha activado a moderação de comentários ser me dizer nada! Daí estes comentários terem ficado em standby...

Enviar um comentário